AO SERVIÇO DA ECONOMIA VERDE

Desenvolver projetos segundo as diretrizes de sustentabilidade das organizações, de forma a potenciar o retorno económico, ecológico e social dos investimentos e reforçar a cultura de economia verde.


PSM3

Avaliação ORganizacional


Assessment PSM3™ – Modelo de avaliação de maturidade organizacional da GPM® (Materiality Assessement)

  • A avaliação PSM3™ fornece um relatório rigoroso da maturidade dos processos das organizações na perspectiva da sustentabilidade das áreas de desempenho (materialidades coincidentes com a GRI G4 Framework).
  • O modelo PSM3™, é a chave para quantificar o retorno económico, ecológico e social dos investimentos realizados em projetos e/ou operações.

PSM3 GRI

RELATOS DE SUSTENTABILIDADE

Processo de produção e comunicação de relato de sustentabilidade

  • Definição e gestão dos processos de relato de sustentabilidade
  • Estruturação dos relatórios de sustentabilidade e definição do seu conteúdo tendo por base análise de materialidade da organização
  • Apoio na criação de relatórios de sustentabilidade alinhados com as expectativas dos stakeholders e esquemas relevantes (ex.:. Directrizes da Global Reporting Initiative (GRI), UN Global Compact Communication of Progress, Carbon Disclosure Project, Integrated Reporting)


GRI

Avaliação Retorno  Projetos

Retorno Ecológico e Social do Investimento – RESI*

  • O Retorno Ecológico e Social do Investimento (RESI) é uma ferramenta que permite a uma organização quantificar o impacte que uma atividade teve numa determinada sociedade e no ambiente. Ou seja, permite afirmar que por cada euro investido num projeto, gerou-se x euros na sociedade e/ou ambiente. Permite também estimar um RESI futuro de um determinado projeto.
  • Transforma informação usualmente qualitativa em informação quantitativa, numa base monetária, permitindo a análise da importância de um projeto para uma região. Informação útil à Administração e a potenciais investidores.
  • Contribui para a gestão da reputação do projeto.

*O RESI é propriedade intelectual da SystemicSphere e do Instituto Superior Técnico


RESI Systemic

Gestão Responsável de Projeto

GPM® – Green Project Management

A IC-Consulting  é um Global Training  & Services Partner do GPM®, detendo uma parceria  com o Green Project Management (GPM®) para Portugal, Brasil, Angola e Moçambique. O GPM® é uma organização de desenvolvimento profissional que oferece educação, metodologia e certificação em mais de 145 países e pioneiro na adoção da sustentabilidade na gestão de projeto e incentiva a evolução da disciplina de gestão de projeto, melhorando a capacidade de entrega de projetos, sem comprometer a capacidade das gerações futuras em satisfazer as suas próprias necessidades.

  • GPM baseia-se no PRiSM (projects integrating sustainable methods) sendo a única metodologia de gestão de projeto a integrar 43 critérios de sustentabilidade mensuráveis
  • O PRiSM encontra-se alinhado com a Global Reporting Initiative e com os 17 princípios do Pacto Global da ONU e apoia as organizações que pretendem melhorar a responsabilidade social corporativa.

Expertise em Gestão de Projeto nas Organizações

A Gestão de Projeto assume-se como uma área de conhecimento integradora de conceitos, métodos, técnicas e ferramentas orientados a produzir um serviço ou produto final específico, respeitando as condicionantes: Prazo, Custo, Âmbito, Qualidade e Risco.

O sucesso da gestão de projeto é determinado pela sua visão sistémica, multidisciplinar e multifuncional, e pela flexibilidade na integração de alterações de contexto, pretendendo-se que constitua uma ferramenta de gestão estratégica de boas práticas das atividades das organizações.

A IC-Consulting  é reconhecida pela excelência da execução dos seguintes serviços:

  •  Implementação de Gestão de Projeto e PMO
  •  Diagnóstico de maturidade organizacional em Gestão de Projeto
  •  Formação: Centro de excelência em Gestão de Projeto com especial foco em Sustentabilidade
  •  Project Rescue: Recuperação de projetos críticos em eminência de derrapagens fatais
  •  Serviços especializados em Gestão de Projeto

PRiSM P5

Os melhores talentos
Mais de 20 anos de experiência
Cultura de colaboração e inovação
Orientados à excelência
Profissionais certificados:

  • PMI
  • PRINCE2®
  • IPMA®
  • GPM®

 

 

Formação

Formação Certificada GPM®

–PRISM Foundations

  • O foco desta formação é, não só a compreensão dos fundamentos da gestão de projeto sustentável, mas também, a aplicação prática das técnicas e ferramentas oferecidas numa framework de sustentabilidade, para melhorar a entrega dos projetos às organizações, através de uma metodologia de gestão de projeto mais eficiente e verde. Para uma eficaz aprendizagem, haverá uma série de discussões e exercícios simples, que serão fornecidos ao longo do curso, com base em cenários realistas, onde a sustentabilidade pode ser utilizada.

–PRISM Practitioner

  • O objetivo do PRiSM Practitioner é formar, educar e desenvolver indivíduos em gestão de projeto e sustentabilidade, para melhorar a gestão e a entrega de todos os tipos de projeto em termos de tempo, custo e integração, por toda a organização e para mostrar qual a melhor forma de integrar essas mudanças no dia-a-dia e se tornarem práticas correntes incorporadas na organização. Este curso ensina as práticas recomendadas para gestão de projetos e aproveita a nova ISO 21500 (orientação para gestão de projetos) utilizando técnicas que apelam a todos os níveis de experiência.

 


PRiSM Foundations
PRiSM Practitionaire